Assembleia aprova a fundação da Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público

Constituição da entidade e eleição da Diretora e dos Conselhos foram realizadas nesta segunda, 29

Nasce a Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público (Fenaud).  A fundação da entidade e a eleição dos membros da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e de Representantes foram realizadas, em assembleia nacional, nesta segunda-feira, 29 de junho, data que, como ressaltaram os associados-fundadores, entra para a história do Controle Interno Público do Brasil.

“Entendo a constituição da Fenaud como um marco para o fortalecimento do Controle Interno Público, em especial com esperança de delimitarmos e fortalecermos suas macrofunções. Com as linhas de defesa bem esclarecidas e com a auditoria interna robusta, entregaremos mais valor para os cidadãos, agora em nível nacional”, afirmou Debora Ceciliotti, presidente da Associação Nacional dos Auditores do MEC (Unamec).

“Temos a confiança de que, a partir daqui, caminharemos juntos rumo a um Controle Interno homogêneo, forte e efetivo, em todos os recantos do nosso país”, observou a vice-presidente para Assuntos Municipais adjunta eleita, Nathalia Carvalho, da Associação dos Servidores de Controle Interno do Recife (Ascire).

O presidente da Unacon, Rudinei Marques, foi eleito presidente da Federação. O vice-presidente da entidade, Daniel Lara, e o diretor de Finanças, Arivaldo Sampaio, também integrarão a diretoria.

Na posse, Marques pontuou que a entidade nasce em momento bastante desafiador.

“Estamos sob ataques reiterados, não só o Controle, mas todo o serviço público e a própria democracia e, neste contexto, a criação da Fenaud nos permitirá lutar com mais união e força. Enfrentaremos com altivez estas ameaças e trabalharemos com vigor para o aperfeiçoamento e a consolidação do Controle Interno Público.”

Na mesma linha, o secretário executivo da Unacon, Bráulio Cerqueira, e o vice-presidente Nacional eleito, Jaran de Brito, do Sindifico-DF, destacaram que a entidade será uma importante ferramenta frente aos desafios que se avizinham.

“Diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19, que, de um lado, evidenciou a importância de um Estado forte, e de outro, tornou-se pretexto para retirada de direitos, a atuação de uma entidade nacional, que congrega servidores de todas as esferas, será, sem dúvida, decisiva”, afirmou Bráulio.

“A criação da Fenaud é de primordial importância, pois possibilitará o debate mais eficaz em busca de um diapasão que possibilite, de forma coordenada o crescimento e fortalecimento do Controle Interno de todos os entes federados, engrossando as fileiras de proteção do Estado brasileiro”, completou Jaran.

Anjuli Tostes, Auditora Federal de Finanças e Controle (AFFC), elogiou a iniciativa e lembrou que o fortalecimento do Controle Interno é intrínseco à construção de uma democracia forte. “O controle, horizontal e vertical (social), tem como finalidade promover o realinhamento da atuação governamental ao interesse público. Uma iniciativa como a Fenaud, que visa fortalecer o desempenho de uma função tão essencial às democracias, deve ser louvada”, concluiu.

Prontos para dar os próximos passos, os associados também debateram o trabalho em conjunto com as demais instâncias de mobilização do serviço público. “Vamos atuar para fortalecer a articulação nacional da carreira e, ao mesmo tempo, buscar estreitar o relacionamento com parceiros estratégicos, como conselhos profissionais e outras entidades representativas, além de instituições relevantes, como Congresso Nacional, Ministério Público e Poder Judiciário”, enfatizou Rodrigo Amorim, vice-presidente da Associação dos Auditores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (Assae).

Veja os nomes que estarão à frente da Fenaud pelos próximos três anos.

DIRETORIA

Presidente:
Rudinei Marques (Unacon Nacional)

Vice-Presidente Nacional:
Jaran de Brito (Sindifico – DF)

Vice-Presidente para Assuntos Federais:
Paulo Marcelo Santana Barbosa (Unamec – IFPE)
Adjunto: Adonilton Luiz Pizzatto (IFC – SC)

Vice-Presidente para Assuntos Estaduais e Distrital:
Paulo Pelissari (Assaes – ES) 
Adjunto: Patrícia Maia (Ascipe – PE)

Vice-Presidente para Assuntos Municipais:
Heloisa Bezerra (Ascire – PE)
 Adjunto: Nathalia Carvalho (Ascire – PE)

Diretor de Defesa Profissional:
Elaine Elesbão (Sindifico – DF)
Adjunto:
Darcy Júnior (Aagepi – PI)

Diretor Jurídico e de Defesa de Aposentados e Pensionistas:
José Wagner De Queiroz (Unasus)
 Adjunto:
Francisco Nazareno Avelino de Lima (Unasus)

Diretor Administrativo-Financeiro:
Daniel Xavier Lara (Unacon Nacional)
Adjunto:
Arivaldo Sampaio (Unacon Nacional)

CONSELHO FISCAL

Titulares
Maria da Glória Moreira Santos (Audin – MG)
Nelson Norio (Agesp – SP)
Fernando de Almeida de Souza (Audin – MG)



Suplente:
Sandra Riejtens (Agesp – SP)

Compartilhe

Leia também