Fenaud participa do 1º Fórum de Auditores e Controladores do Estado de Mato Grosso

O presidente do Unacon Sindical e da Fenaud, Rudinei Marques, participou, na quarta-feira, 29 de outubro, da abertura do 1º Fórum de Auditores e Controladores do Estado de Mato Grosso, realizado no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado. O evento reuniu mais de 330 profissionais das áreas de controle interno e externo em um amplo debate sobre inovação, eficiência e transparência, com foco em soluções para o fortalecimento da gestão pública.

Durante o painel “Prerrogativas em jogo: auditoria e controle na reforma administrativa”, Marques dividiu a mesa com o delegado sindical do Unacon e Auditor Federal de Finanças e Controle, Thiago Meokarem. Na ocasião, o presidente destacou os principais eixos de atuação da Fenaud em defesa do controle interno, definidos no 2º Encontro Nacional de Controle Interno, realizado em abril.

“O primeiro eixo é a padronização da nomenclatura do controle interno; seguido da adoção do concurso público como forma exclusiva de ingresso; da instituição de prerrogativas e garantias funcionais; de uma remuneração compatível; da cooperação entre os entes federados; e da valorização institucional dos órgãos de controle”, detalhou Marques.

Thiago Meokarem apresentou uma análise comparativa das estruturas de controle interno nas 27 unidades da federação e defendeu o reforço do arcabouço legal para assegurar o pleno exercício das atribuições dos servidores. “Na CGU, por exemplo, grande parte das prerrogativas dos servidores não está institucionalizada, o que enfraquece a carreira e compromete a segurança jurídica necessária ao desempenho das atividades”, observou.

A Reforma Administrativa (PEC 38/2025), de autoria do deputado Pedro Paulo, também permeou o debate. Marques e Meokarem alertaram para as graves ameaças ao serviço público contidas na proposta, destacando as armadilhas que fragilizam a autonomia e a efetividade do controle interno e comprometem o interesse público.

Assista à transmissão do painel na íntegra:

Compartilhe

Leia também